são jooao


João Pessoa, 06 de Dezembro de 2019.



> NOTÍCIA


Publicado em 18/11/2019 15h46

Marinha avista novas manchas no Delta do Parnaíba e ICMBio estima cerca de 1 tonelada de óleo na região

De acordo com o balanço feito pela Marinha, somente no final de semana foram recolhidos 2.768 Kg de óleo. A praia de Pedra do Sal foi o local onde houve uma quantidade expressiva de mancha de óleo.

Ouça o áudio:  Marinha avista novas manchas no Delta do Parnaíba e ICMBio estima cerca de 1 tonelada de óleo na região

Ibama confirma placas de óleo ao longo de 17 quilômetros de areia na praia da Reserva Biológica de Santa Isabel, em Sergipe Banco de Imagens/Ibama

Um navio patrulha da Marinha iniciou na manhã desta segunda-feira (18) uma vistoria no Litoral do Piauí. De acordo com a Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), no domingo (17), durante sobrevoo na região do Delta do Parnaíba, único em mar aberto das Américas, foram avistadas novas manchas de óleo e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estima que existe cerca de uma tonelada da substância nesse santuário ecológico.

“Foram realizados dois sobrevoos. Em um deles detectamos a presença desse material na área de praia. Mais especificamente na Praia do Pontal, Barra das Melancieiras, Praia do Passeio, na Ilha do Caju, Ilha dos Poldros e Ilha das Canárias”, informou o comandante da CPPI, capitão de fragata Dante Duarte.

O comandante disse ao G1 que não foram avistadas manchas no mar. “Até o momento não foram detectadas mais manchas na água, apenas nessa região de praia. O representante do ICMBio que participou do voo avaliou de forma preliminar e estimou a presença de aproximadamente 1 tonelada de material oleoso nessa área”, disse.

A previsão é que até terça-feira (19) a Marinha monitore os 66 km da costa. Ainda no domingo (17), a Marinha divulgou que foram retiradas mais de três toneladas de resíduos oleosos com os trabalhos de limpeza de praias em Ilha GrandeParnaíbaLuís Correia e Cajueiro da Praia, desde o início do monitoramento em setembro.

De acordo com o balanço feito pela Marinha, somente no final de semana foram recolhidos 2.768 Kg de óleo. A praia de Pedra do Sal foi o local onde houve uma quantidade expressiva de mancha de óleo. Na sexta-feira (15), foram recolhidos da praia 201 Kg, no dia seguinte este número foi oito vezes maior, com 1 650 k de resíduos oleosos.

reaparecimento de manchas de óleo no Delta do Parnaíba foi confirmado na sexta-feira (15) pela Marinha do Brasil, sendo a primeira vez na área que pertence ao estado do Piauí, na Praia do Pontal, em Ilha Grande. No sábado (16), manchas de óleo atingiram mais praias e ilhas do santuário. Equipes do Piauí e Maranhão iniciaram limpeza dos pontos afetados para evitar que os fragmentos chegue aos mangues.

 

 

Fonte: Da internet
TAGS
    Nenhum resultado encontrado.
Bookmark and Share
TV TSPB Rádio TSPB 100.5

Colunistas

Categorias

Facebook

Twitter

Vídeos

Parceiros

    Nenhum resultado encontrado.