|
As mulheres que tomam dois copos de vinho, cerveja ou outro tipo de
bebida alcoólica diariamente correm menos risco de engordar do que as
abstêmias, revela um estudo publicado nesta segunda-feira (8).
Cientistas do hospital Brigham and Women de Boston (Massachusetts,
nordeste dos Estados Unidos) ouviram 19.000 mulheres americanas sem
problemas de sobrepeso, com idades de 39 anos ou mais, sobre a
quantidade de bebidas consumidas diariamente e as monitoraram durante 13
anos.
Nesta pesquisa, o grupo maior, com 7.346 pessoas, era
formado por mulheres que não consumiam bebidas alcoólicas em hipótese
alguma, revelou o estudo divulgado nesta segunda na publicação Archives
of Internal Medicine.
O segundo grupo mais importante, com 6.312
mulheres (cerca de um terço do total), era formado por mulheres que
tomavam cerca de um terço de copo de vinho, cerveja ou outra bebida
alcoólica por dia, enquanto 20% tomavam um copo; 6%, dois; e 3%, mais de
dois.
O copo de álcool considerado padrão nos Estados Unidos,
seja uma taça de vinho (15 cl), um copo de cerveja (35 cl) ou uma doses
de 43 ml de uma bebida com uma graduação alcoólica de 80, contém a mesma
quantidade de álcool, 14 gramas.
No período de 13 anos estudado,
as mulheres que não consumiam álcool foram as que mais engordaram, e as
que tomavam o equivalente a dois copos diários foram as que mais
próximas ficaram do peso ideal.
O vinho tinto se mostrou a bebida
mais eficiente contra o sobrepeso, mas todos os tipos de álcool
consumidos, inclusive o vinho branco, a cerveja ou os licores, mostraram
a mesma "associação inversa entre consumo de álcool e o risco de
sobrepeso ou obesidade", segundo o estudo.
Os autores do trabalho
evitaram, no entanto, recomendar o consumo de álcool como maneira de
lutar contra a obesidade, devido aos problemas médicos, psíquicos e
sociológicos vinculados.
|